quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Impostor



O que significa ?

   Falso, falsicado , fajuto , charlatão, vigarista, aldrabão, mentiroso, trambiqueiro, enganador, tapeador, embusteiro . Ele imposta uma imagem ou uma personalidade que não é de fato a dele afim de angariar algum proveito.
   Uma das novelas mais engraçadas e famosa aqui no Brasil é sobre a vida de um tal Beto Rockfeller.
   Beto Rockfeller é uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi e exibida de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969, às 20 horas. Foi uma criação de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e com direção de Lima Duarte e Walter Avancini.
   Beto Rockfeller é um charmoso representante da classe média-baixa que morava com os pais e a irmã no bairro de Pinheiros, em São Paulo, trabalhava como vendedor de sapatos e tem uma namorada no subúrbio chamada Cida. Fazendo-se passar por milionário, consegue penetrar na alta sociedade, namora uma moça rica (Lu) e se apaixona por outra moça (Renata), grã-fina decadente, que conhece sua real situação. Para se safar das confusões, conta com a ajuda dos amigos fiéis Vitório e Saldanha.
    Outro exemplar de impostor e talvez o maior de todos no Brasil é o caso do Henrique Constantino,  filho do dono da Gol ( Empresa Aérea )  que na verdade não passava de um trambiqueiro de nome Marcelo Nascimento da Rocha.
    Pois bem, pensando nisso tentei imaginar como seria um impostor que usasse de fato o verbo, o discurso, a oratória para se fazer convencer de algo que não é, mas de uma forma tão convincente,  que muitos sequer notariam estarem sendo enganados devido a uma cúmplice de nome ...vaidade.
   Resumindo. Independente de se estar absorvendo e ou observando características hermenêuticas oriundas muitas vezes de associações deliberadas, onde os vetores  se expressam através de suposições aleatórias que se percebe coexistirem em confluência com as regras vigentes de sociedade e  espaço temporalidade inequívocas, surpreende-se em demasia que um hipotético leitor  ainda não tenha compreendido que tudo neste último parágrafo não passa de um engodo.

  Ps. Imagine essa arma usada por um mau caráter......


Ass; Eusei !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------




quarta-feira, 27 de junho de 2012

Helena Petrovna Blavatsky

   Provavelmente eu teria muito  medo dela se fosse um coetâneo desta extraordinária senhora. Como diz Robert Monroe - "Ainda tenho muito de macaco."


Ass: Eusei !

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


   

domingo, 17 de junho de 2012

Navegar é Preciso. Viver não é preciso.



   Lembrei da célebre frase de Luis De Camões encomendada pela Escola Naval de Sagres, incitando os homens a se alistarem na marinha mercante de Portugal sem medo, porque a tecnologia e a ciência da navegação naquela época (sic) era uma ciência precisa, com cálculos e astrolábios a indicar o caminho. Então, navegar era de uma precisão significativa, ao passo que viver, já não tinha toda essa precisão, porque como dizia o velho ditado, para  morrer bastava se estar vivo.
   Também na mesma frase aparece um outro sentido. Um sentido de apelo nacionalista. Portugal precisava expandir,  navegar era necessário, ao passo que, viver por simplismente viver, sem uma causa nobre, não era preciso, não tinha importância, não era  patriótico, honrado e muito menos glorioso.
   Célebre, maquiavélica, persuasiva e dúbia frase do gênio Camões. No fundo é isso. Navegar a vida é preciso e conhecer o destino e saber chegar com segurança a ele é o sonho de todos nós. Seria melhor ainda.

                                             "Navegar é preciso. Viver não é preciso"
Ass: Eusei !