O que significa ?
Falso, falsicado , fajuto , charlatão, vigarista, aldrabão, mentiroso, trambiqueiro, enganador, tapeador, embusteiro . Ele imposta uma imagem ou uma personalidade que não é de fato a dele afim de angariar algum proveito.
Uma das novelas mais engraçadas e famosa aqui no Brasil é sobre a vida de um tal Beto Rockfeller.
Beto Rockfeller é uma telenovela brasileira, produzida pela TV Tupi e exibida de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969, às 20 horas. Foi uma criação de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e com direção de Lima Duarte e Walter Avancini.
Beto Rockfeller é um charmoso representante da classe média-baixa que morava com os pais e a irmã no bairro de Pinheiros, em São Paulo, trabalhava como vendedor de sapatos e tem uma namorada no subúrbio chamada Cida. Fazendo-se passar por milionário, consegue penetrar na alta sociedade, namora uma moça rica (Lu) e se apaixona por outra moça (Renata), grã-fina decadente, que conhece sua real situação. Para se safar das confusões, conta com a ajuda dos amigos fiéis Vitório e Saldanha.
Outro exemplar de impostor e talvez o maior de todos no Brasil é o caso do Henrique Constantino, filho do dono da Gol ( Empresa Aérea ) que na verdade não passava de um trambiqueiro de nome Marcelo Nascimento da Rocha.
Pois bem, pensando nisso tentei imaginar como seria um impostor que usasse de fato o verbo, o discurso, a oratória para se fazer convencer de algo que não é, mas de uma forma tão convincente, que muitos sequer notariam estarem sendo enganados devido a uma cúmplice de nome ...vaidade.
Resumindo. Independente de se estar absorvendo e ou observando características hermenêuticas oriundas muitas vezes de associações deliberadas, onde os vetores se expressam através de suposições aleatórias que se percebe coexistirem em confluência com as regras vigentes de sociedade e espaço temporalidade inequívocas, surpreende-se em demasia que um hipotético leitor ainda não tenha compreendido que tudo neste último parágrafo não passa de um engodo.
Ass; Eusei !
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


